Visão de árbitro

Tanta polémica à volta da arbitragem nestes últimos tempos.  Apresento-vos a minha contribuição para a solução do problema:

helmet

E muitos mais modelos existem por aí. Cameras ajustáveis à cabeça do árbitro de alta definição que poderão permitir capturar imagens durante o jogo de futebol. Seja qual for a opinião a favor ou contra a tecnologia no futebol para ajudar os árbitro, esta pode dar um contributo em ambos os casos:

A) Permitem capturar directamente para a TVa visão do árbitro dando maior riqueza à transmissão (embora seja nessário equipamento de comunicações)

B) Quando existe um erro do árbitro permitem que o telespectador verifique que do ângulo do árbitro era extremamente difícil avaliá-lo. Vantagem clara seria que os amantes de futebol ficassem a perceber a natureza do erro e a entender melhor as acções de um índividuo.

C) Em caso de dúvida o árbitro poderia julgar o lance mediante repetição do que tinha visto.

D) Poderia ser aplicado em todos os jogos de todas as divisões ficando incluído no equipamento oficial. Deste modo, caí por terra o argumento da aplicabilidade em todas as divisões quando se propõe instalar camaras espalhadas pelo estádio.

E daria um ar mesmo bestial ao árbitro fazendo lembrar uma imagem de ficção maqueavélica. Sem dúvida meteria mais respeito…

4 thoughts on “Visão de árbitro

  1. Pois…

    Contributo ou vantagem para a “verdade desportiva” é que não tem.

    Ou seja, o caro amigo basta-se com a ideia do: «oh coitado, o Benfica meteu golo, mas ele não conseguia mesmo ter visto».

    ARRE !!!

    Nessa não voto.
    Abraço!

  2. @Nuno
    Penso que me devo ter explicado mal. O objectivo não é desculpabilizar o árbitro mas sim compreender a natureza do erro. Toda a gente discute cada vez mais que os árbitros realizam um mau trabalho, muito por culpa das dezenas de ângulos com que as imagens são mostradas. Desta maneira poder-se-ia dar uma perspectiva realista do que é que realmente o árbitro vê.

    E o post foi em modo irónico. Não estou à espera de ver isto algum dia num campo de futebol.

  3. Mais responsabilidade para o 4.º árbitro nos jogos das ligas profissionais.

    Que veja o lance na TV (num écran logo ali junto à linha de jogo, e diga ao árbitro principal via auricular: “foi penalty”; “a bola entrou”, etc.

    Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s