Viagens de comboio

Fazendo uns cálculos mentais, há mais de uma década que uso o comboio como transporte regular. Como por norma costumo viajar sozinho, economicamente acaba por ficar vantajoso. Já o era há anos, e agora ainda mais com o aumento permanente do preço dos combustiveis.

Durante as várias viagens que vou realizando em longo curso (intercidades ou alfa-pendular), reparo em vários pormenores peculiares. Desde a história da senhora que cantou os parabéns ao telemóvel à mãe em plena carruagem, a senhora que, com dificuldade devido à sua dimensão, vendia os pasteis de Tentugal entre Aveiro e Coimbra, o crescente número de portáteis visiveis nas costas das cadeiras, etc. As histórias seriam muitas, mas a que eu gostaria de esclarecer é do Erro-no-número-da-carruagem-e-o-encontrar-o-lugar-certo:

São imensas as pessoas que entram na carruagem incorrecta por esta se encontrar longe do local onde estão e passam imenso tempo à procura do lugar durante a viagem. Esta demanda será mais dificil quando os viajantes se encontram acompanhados por bagagens volumosas. O resultado só poderá ser o esperado: passageiros sentados no lugar errado.

Pois bem, vou desvendar um dos dois segredos bem guardados pela CP: ordem das carruagens (intercidades e alfa-pendular) e da númeração dos bilhetes.

  • A numeração é efectuada no sentido Sul->Norte. Exemplo: Alfa-pendular: carruagem 1 será a mais a Sul e a 6 (última carruagem) será a mais a Norte. No Intercidades, as carruagens de primeira classe começam por um “1” (exemplo:11 ou 12) e são as mais a Sul. As carruagens de segunda classe começam por um “2” (exemplo:21,22,23,…) e estão ordenadas no sentido Sul-Norte.
  • A númeração dos bilhetes também segue a mesma regra, ou seja, um número elevado (ex: 110 ou 116) estará mais a norte na carruagem correspondente.

Fica por desvendar a ordem do número dos bilhetes dentro da própria carruagem que, exceptuando o sentido, ainda não consegui perceber. Aceitam-se dicas.

De qualquer maneira, da próxima vez que algum leitor viaje de comboio de longo curso, sabendo o número de carruagem/bilhete, e estimando o local de paragem do comboio, já saberá onde se colocar estrategicamente.

Anúncios

3 thoughts on “Viagens de comboio

  1. @Minini

    Acredita que são várias as pessoas que literalmente “empacam” a fila para entrar na carruagem porque entraram no sítio errado. É um fenómeno curioso de observar. Ainda não percebi porque não desenham um número ou cor no chão indexado ao número de carruagem. Seria tão fácil com no bilhete estar “cor amarela” e apenas te dirigias à côr amarela quando fosses apanhar o comboio. Simple as that.

  2. Acho este tipo de explicação muito importante! Ando poucas vezes de comboio (Intercidade e Alfa Pendular) mas, mesmo assim, ainda são as suficientes para passar por estas dificuldades. E complicado saber qual a melhor posição para esperar pelo comboio.
    Obrigado pela explicação, sem dúvida que ajuda bastante!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s