Invicta

Apanho um taxi rumo à minha guarida nortenha no final de um dia de trabalho pelas agradáveis terras do Norte. Do taxista, para além de uns desabafos sobre o estado débil das luzes públicas das ruas de Matosinhos, ainda consegui apanhar um “Isto no tempo de Salazar é que era!”. Afinal não é só em Lisboa que a população taxista relança os tempos salazaristas. Diz o corolário do acto de “apanhar um taxi” que estes são os melhores taxistas, os que relembram Salazar – rápidos, metem-se com todos e fazem-nos chegar ao destino num ápice. Pude constatar mais uma vez que esta afirmação é verdadeira.

Depois de recordar os meus tempos de Aveiro com uma francesinha bem picante e uma bela cerveja, resolvi ir digerir o manjar com um passeio nocturno. Fiz um pequeno desvio para entrar num centro comercial desta cidade para tentar desencantar uma roupita qualquer engraçada, e dei por mim a assistir a uma conversa alegre mas acessa acesa com uma das figuras “anónimas” mais conhecidas do futebol. Não sei porque nome é conhecido o senhor, mas admirei o traje boavisteiro, que de facto é bem conseguido e mais admirável do que na televisão. Para além do traje, o que me cativou naquele simples momento, foi a facilidade com que outras pessoas entravam na alegre discussão. Não existia o “olhar para o outro lado como se não fosse nada comigo” lisboeta. Acho que se nota uma diferença assinalável na interacção pessoal entre Lisboa e Porto. Talvez algum sociólogo com um tempito disponível passe por este espaço e resolva tentar explicar estas diferenças inegáveis.

3 thoughts on “Invicta

  1. Oh Sr. Engenheiro,

    Vamos lá a corrigir a gralha. Isso não seria uma conversa “acesa”?

    Boavisteiro, humm… seria o “Manel do laço”?

    Abraço!
    Nuno

  2. @Nuno

    Gralha corrigida – obrigado.

    Penso que é esse o nome do homem, infelizmente, apesar de não ter procurado muito, não encontrei nenhuma foto da figura espalhada por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s