Reciclagem

Acho que hoje foi a primeira vez em largos anos informáticos que dei por mim a cometer um verdadeiro acto de arrependimento. Por norma, costumo sempre desligar a opção de enviar os ficheiros para a Reciclagem do Windows (eu sei que um SHIFT+DEL faz exactamente a mesma coisa, mas .. ). Ou seja, qualquer coisa que seja apagada vai directamente para o vácuo.

Eis que dou por mim e apago o ficheiro errado. Foi um daqueles deslizes de final de dia. Pior, foi que o ficheiro em questão era exactamento o resultado daquele dia de trabalho e a opção de ir parar à reciclagem está desligada – PÂNICO !

“Calma… Não tocar em nada, não vá o PC escrever um cluster indevidamente”

De facto, diz o corolário dos que apagam ficheiros indevidamente que qualquer actividade (escrita) no disco duro em questão, poderá tornar a tarefa de recuperação inviável. Fica o aviso para os próximos distraídos.

“PC seguro,toca a instalar qualquer ferramenta freeware que por aí ande… ” (noutro disco obviamente!)

A tarefa revelou-se penosa, instalei o PC Inspector e corri o bichinho, mas apesar de me ter mostrado vários ficheiros para recuperar bastante antigos (verdadeiras relíquias informáticas), o meu alvo não apareceu.

Tentei mais outras ferramentas e nada … Valeu uma versão intermédia do dito ficheiro para semi-salvar o trabalho. Fica a lição .. nada de trabalhar até às tantas. Manter os horários ou quem se vinga é o PC.

1 thought on “Reciclagem

  1. Informáticos…

    Pior foi quando eu formatei o disco do portátil, e perdi todos os documentos do meu risco rígido sem querer, porque tinha duas partições e formatei as duas sem querer…

    Com o software desses que falas consegui recuperar alguns ficheiros antigos e fantásticamente consegui recuperar alguns recentes mas que quando os abria estavam corrompidos…

    A formatação ocorreu num dia as 6h da manhã, enquanto fazia uma directa…

    Confere, horas a mais não é uma boa opção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s