Jackpot

Em dia de reportagens extensas sobre o assunto na TV, dei por mim mais uma vez a pensar na loucura deste país. O Jackpot do Euromilhões nesta Sexta-Feira, dia 8 de Fevereiro situa-se nos 130 000 000 Euros. Uma bela manquia que me fez jogar sem olhar para a racionalidade do meu próprio acto. De facto não costumo jogar no Euromilhões, Lotaria, Totolototo ou noutra outra coisa qualquer que irão inventar (se bem que oPoker 🙂 )

Gosto de estatísticas, já o disse aqui uma vez e apresento o número bruto proveniente desta fonte matemática. As probabilidades de acertar na chave do Euromilhões são:

1 em 76 275 360 (0,0000013%)

Em teoria teriamos que jogar cerca de 76 milhões de chaves para acertar no maldito número. Coisa pouca este número, que não é apenas metade do valor em jogo.

Proponho comparar estas probabilidades com o factor morte ou acidente. Faço esta proposta pois depois de jogar entrei num avião e sem saber os factos, depreendi que teria mais probabilidades de que o avião caísse do que acertar no Euromilhões. A comparação que irei fazer não é inteiramente justa por algumas razões (factos retirados da realidade americana e referem-se a uma vida inteira). A probabilidade de eu morrer devido ao facto de o avião cair seria de 1 em 20 000. Ou seja tinha cerca de 38 000 vezes mais possibilidades que o avião caísse do que ganhar o Euromilhões.

Misturar temas de fortuna com aviões não é propriamente uma ideia fantástica, mas gostava que a pessoa da RyanAir que anda a vender raspadinhas em pleno voo gritasse bem alto:

“Comprem! Comprem! Este avião tem mais probabilidades de cair do que vocês de ganhar o grande prémio!”

Devia ser excelente para o negócio.

3 thoughts on “Jackpot

  1. para mim és um reprimido sem qualquer poder de discurso, em vez de andares a publicar coisas na net dedica-te a coleccionar cartas do Magic ou coisa parecida. Se me permites uma sugestão, no teu lugar ponderava o suicídio pois a tua vida não parece ter qualquer interesse.

  2. @Joao

    Respeito a sua opinião que é válida como tantas outras que se fazem por estas bandas. No entanto, para resolver a sua situação tem uma excelente solução. Visto que acha que este local não tem qualquer interesse, o remédio será não voltar e abster-se de tecer comentários jocosos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s