Cadiz-Ceuta-Gibraltar

Aproveitando o fim-de-semana prolongado meti-me à estrada com o objectivo de visitar as cidades espanholas de Cádiz e Ceuta, dando também um salto ao inglês Gibraltar.

trajecto

A partida foi efectuada em Lisboa passando a ponte Vasco da Gama rumando ao sul, via A2. Optou-se por utilizar um caminho secundário que se revelou num erro a nível de tempo gasto mas deu para efectuar uma breve paragem por Serpa.

warrior
Serpa

A chegada a Cádiz deu-se ao final da tarde, mas devido ao interessante horário espanhol o sol ainda tinha muito para percorrer até se esconder. Cádiz é uma cidade peculiar, visto estar quase rodeada por mar. Sem a ajuda de uma mapa, é com enorme facilidade que nos perdemos pelas ruelas antigas e pelas ínumeras pracetas.

cadiz

O segundo dia teve como destino Algeciras (pelos vistos o nome descende do árabe e é o mesmo da famosa cadeia de televisão). Esta cidade iria servir de ponto de partida para Ceuta e posteriormente Gibraltar. Não estava prevista um visita extensa a Algeciras, e de facto não o fizemos. No entanto, fora o seu imponente porto e vista para Gibraltar, não me cativou. Melhor foi a viagem até Ceuta através do BuqueBus, onde até tivemos direito a desconto. A viagem é relativamente rápida (cerca de 45 min) e com bastante conforto (até Telepizza havia a bordo).

Ceuta é uma cidade fantástica e que se percorre relativamente bem a pé, desde as ruelas cheias de comércio aos monumentos antigos que se escondem nas esquinas. Destaco o forte imponente rodeado por águas salgadas e a estátua do Infante D.Henrique (até alguém me provar o contrário aquele é o Infante D.Henrique).

henriqiue
ceuta
Depois de Ceuta seguiu-se Gibraltar que também recomendo apesar dos preços elevados, da gasolina/gasóleo super barato e de termos sido assaltados por um macaco, que nos levou o almoço 🙂

macaco
Depois de Gibraltar, rumou-se a Portugal, com destino ao Algarve, onde depois de uma noite de repouso se partiu para Lisboa. Todas as cidades são altamente recomendáveis como visita, pois para além do interesse histórico, são fáceis de trilhar a pé e ainda podem mandar um mergulho, pois todas têm praia. 😉
Anúncios

6 thoughts on “Cadiz-Ceuta-Gibraltar

  1. Olá,

    Encontrei o teu blog quando andava a pesquisar ceuta.
    Podes me dizer em quando ficou a viagen de gibraltar – ceuta?
    é que nao encontro preços.
    Obrigada

  2. Olá Morango,

    A viagem foi feita de Algeciras a Ceuta. De Gibraltar para Ceuta, desconheço se há viagens de barco. Relativamente à viagem Algeciras-Ceuta, se bem me recordo para duas pessoas sem carro pagamos cerca de 30€ cada ida e volta. Mas isto porque nos sujeitamos a ir a determinada hora (que até dava jeito), senão era o dobro. Conselho: não compres o que vem na tabela, negoceia 🙂

  3. Olá Pedro,

    Preciso de uma ajuda tua. Estou a pensar em ir de Algeciras até Ceuta e depois Gibraltar. No que diz respeito a dormidas ficaste alguma noite em Ceuta? segundo entendi não levaste o carro. É seguro deixar o carro em Algeciras e ficar a dormir em Ceuta? o que me aconselhas?

    Abraço e Obrigado.

  4. Viva Ricardo,

    Desculpa a resposta tardia, mas tive ausente destas lides por algum tempo. Não fiquei em Ceuta a dormir mas sim do outro lado em Algeciras e junto aos ferrys há parques de estacionamento onde deixei o carro. Julgo que são perfeitamente seguros. Levar o carro é opção caso queiras rumar a Marrocos, e explorar um pouco o exterior de Ceuta (que não é assim tão grande). No entanto, levar a viatura sai um pouco mais caro.
    Realmente Algeciras não inspira grande confiança mas podes usar os parques. Não tive qualquer problema nesse aspecto e são apenas a uns miseros metros dos ferrys.

    Abraço,
    Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s